30 de Outubro, 2025 22h10mGeral por Agência Brasil

Governo envia 20 peritos da PF para reforçar perícia no Rio

Vinte peritos criminais da Polícia Federal vão reforçar os trabalhos de segurança pública no Rio de Janeiro, conforme comunicou, nesta quinta-feira (30), o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski ao governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro

Vinte peritos criminais da Polícia Federal vão reforçar os trabalhos de segurança pública no Rio de Janeiro, conforme comunicou, nesta quinta-feira (30), o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski ao governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro.

O ministro informou que o envio dos peritos é o primeiro resultado do escritório emergencial de combate ao crime organizado no Rio de Janeiro, anunciado, na quarta-feira (29), no Palácio Guanabara. A medida ocorreu depois da Operação Contenção nos complexos do Alemão e da Penha, que deixou, ao menos, 121 mortos.

Além deles, o governo divulgou que vai mobilizar também de 10 a 20 peritos da Força Nacional de Segurança Pública para atuar no estado.

De acordo com Lewandowski, o efetivo de peritos pode ser aumentado de acordo com a necessidade. 

Publicidade

“Nós tivemos a ideia de criar esse escritório extraordinário de enfrentamento ao crime organizado para agilizar a comunicação entre as forças federais e estaduais de segurança”, afirmou o ministro. 

O escritório integrado tem a finalidade de, segundo o ministro, ser um fórum onde as forças vão conversar entre si para tomar decisões rapidamente até que a crise seja superada.

“Este é o embrião daquilo que nós queremos criar com a PEC da Segurança Pública que está sendo discutida no Congresso Nacional”. *Com informações do Ministério da Justiça e da Segurança Pública

Publicidade

Notícias relacionadas

PF e Receita combatem fraude de R$ 86 bilhões em alfândega no Rio

A Polícia Federal, a Receita Federal e Ministério Público Federal deflagraram, nesta terça-feira (28), a Operação Mare Liberum para combater a corrupção na alfândega do Porto do Rio

28 de Abril, 2026

Governo de Minas anuncia R$ 7 milhões para conclusão do recapeamento da MG-255

A conclusão do recapeamento da rodovia MG-255, no trecho que liga os municípios de Itapagipe e Frutal, está mais próxima de se tornar realidade.

27 de Abril, 2026

Prazo para cadastro no Cartão da Família será aberto e moradores devem ficar atentos

A população deve ficar atenta ao prazo de inscrições para o Programa Cartão da Família da Prefeitura do Prata, iniciativa voltada a garantir mais dignidade e suporte às famílias em situação

13 de Abril, 2026