14 de Abril, 2025 10h04mGeral por Agência Brasil

Médicos peritos do INSS voltam ao trabalho nesta segunda-feira

Após 235 dias de paralisação, médicos peritos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) voltaram hoje (14) ao trabalho. Nesta segunda-feira, os cerca de 300 médicos que estavam em greve começam a repor os dias parados e o atendimento volta ao normal

Após 235 dias de paralisação, médicos peritos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) voltaram hoje (14) ao trabalho. Nesta segunda-feira, os cerca de 300 médicos que estavam em greve começam a repor os dias parados e o atendimento volta ao normal.

Em janeiro, o INSS anunciou o reagendamento automático das perícias não realizadas para médicos que não aderiram à greve.

“Nos casos de afastamento do trabalho por até 180 dias, o recomendável é a utilização do Atesmed, serviço online que permite realizar a perícia documental, dispensando a necessidade de perícia presencial”, informou a pasta.

Em caso de necessidade de atendimento presencial, a autarquia lembra que é necessário levar documento de identificação com foto, laudo médico com diagnóstico e tratamentos, exames, prescrições médicas.

Retorno ao trabalho

O retorno ao trabalho foi definido após assinatura de acordo com o Ministério da Previdência Social a entidade que representa os médicos peritos. Pelo acordo, a pasta vai restituir o salário descontado desde janeiro.

Publicidade

Desde agosto do ano passado, cerca de 300 médicos peritos, 10% do total, estavam parados, em uma greve que foi considerada a maior da história da carreira. 

Em nota, a Associação Nacional dos Médicos Peritos (ANMP) informou que os ganhos ficaram aquém do esperado, mas que o acordo assinado traz abertura para futuros avanços. A entidade também comemorou a reversão de riscos disciplinares e a restituição dos salários descontados.

“Por certo, o pacto firmado não corresponde à expectativa das partes envolvidas, mas garante a estabilização do conflito classista e a segurança dos peritos médicos federais, especialmente mediante a exclusão dos riscos funcionais e disciplinares. Apesar de não constituir aquilo que a categoria almejava, a saber, a manutenção das cláusulas do Termo de Acordo nº 01/2022, o novo pacto sinaliza a consolidação de novas conquistas”, destacou o texto.

O comunicado não detalhou os ganhos da categoria. Os médicos peritos reivindicavam o cumprimento de um acordo de 2022.

Publicidade

Notícias relacionadas

Caso Master: fundo ligado ao banco investiu R$ 10 milhões em empresa envolvida em fraude contra aposentados do INSS

Um fundo administrado pela Trustee Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários (DTVM), responsável pela gestão de ativos do Banco Master, realizou um investimento de quase R$ 10 milhões na emp

22 de Janeiro, 2026

CPI do INSS recorre ao STF para reaver dados sigilosos de controlador do Banco Master

Integrantes da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do INSS devem recorrer nesta segunda-feira (19) ao ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), na tentativa de reaver o acess

20 de Janeiro, 2026

ELEIÇÕES 2026 | Reitora da UFMG entra no radar do PT para disputa ao governo de Minas

A reitora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Sandra Goulart Almeida, passou a ser avaliada internamente pelo Partido dos Trabalhadores (PT) como um possível nome para a disputa ao govern

27 de Janeiro, 2026