31 de Março, 2025 11h03mGeral por Agência Brasil

Abril terá temperaturas acima da média em grande parte do país

As regiões Centro-Oeste, Sudeste, Sul e uma pequena parte do Nordeste terão um mês de abril com temperaturas acima da média, indica previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)

As regiões Centro-Oeste, Sudeste, Sul e uma pequena parte do Nordeste terão um mês de abril com temperaturas acima da média, indica previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Nessas regiões, as chuvas também serão mais escassas para o período, mantendo a tendência do que ocorreu durante o verão, encerrado no último dia 20 de março.

Segundo o balanço da estação, apesar da influência do fenômeno La Niña, esse foi o sexto verão mais quente do país desde 1961. As chuvas ultrapassaram a média histórica na faixa norte do país, mas nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e em parte da Região Sul, as precipitações foram predominantemente abaixo da média.

Temperaturas

As previsões para abril indicam também que o centro-sul do país e áreas pontuais no Nordeste devem atravessar o mês com temperaturas acima de 24°C. Já outras áreas no Nordeste e toda a Região Norte deverão registrar temperaturas dentro da média histórica para o período, com termômetros marcando entre 26º e 28º.

Para o Inmet, nas regiões Centro-Oeste e Sudeste haverá chuvas mal distribuídas, com tendência de volumes mais concentradas no leste do Sudeste. Na Região Sul, a seca deverá ser percebida principalmente no extremo-sul do Rio Grande do Sul e na parte central de Santa Catarina. Em outras áreas, as chuvas acima da média podem ajudar na recuperação do solo.

Publicidade

Outono

Para a temporada de outono - iniciado em 20 de março para terminar em 20 de junho - a meteorologista do Inmet, Danielle Ferreira, destaca que as chuvas ainda persistirão somente na faixa norte do país, mas o mesmo não será observado na parte central brasileira.

 “A tendência é de redução das chuvas à medida que a gente vai para meados e fim do outono, que é o estabelecimento do período seco. Na Região Sul teremos um pouco de irregularidade em abril, mas poderemos ter o retorno das chuvas no Rio Grande do Sul, principalmente, a partir de maio”, acrescentou.

Em termos de temperatura, a previsão para outono é de termômetros acima da média no centro-sul do país, com algumas entradas de massa de ar frio a partir de abril. “Isso pode provocar temperaturas mais amenas, principalmente em regiões mais elevadas e até mesmo ocorrência de geadas, em especial nas áreas mais elevadas da Região Sul. Por enquanto, a gente não tem previsão de geada para a Região Sudeste, mas à medida que o outono vai se estabelecendo, é possível que ocorra também”, concluiu a meteorologista.

Publicidade

Notícias relacionadas

Semana será de chuva volumosa em grande parte do país

Baixar Tocar Esta semana até o dia 05 de maio vai ser de chuvas volumosas em grande parte do país. É o que prevê o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Na Região Norte, os maiores acumulad

29 de Abril, 2025

Semana do Meio Ambiente mobiliza alunos da Escola João Alves de Paiva em ações de conscientização ambiental

Em comemoração à Semana do Meio Ambiente, a Escola Municipal João Alves de Paiva, em parceria com a Emater, promoveu uma série de atividades educativas com foco na educação ambiental e na prese

05 de Junho, 2025

IBGE: produção industrial do Brasil registra avanço de 0,1% em abril

Baixar Tocar A produção industrial brasileira registrou avanço de 0,1% em abril. Este é o quarto mês seguido de resultado positivo. No acumulado do ano, o setor cresceu 1,4%. Os dados fazem parte

03 de Junho, 2025