Vereadora Irma Rezende sugere programa para beneficiar alunos da rede pública a fazer curso pré-vestibular

Educação em 31 de março, 2022 15h03m
Facebook Twitter Whatsapp

A vereadora Irma Rezende fez uma indicação em que solicita a criação de um programa de curso pré-vestibular social gratuito destinado prioritariamente aos alunos do 3º ano do ensino médio da rede pública, bolsistas carentes em rede particular e para pessoas de qualquer idade que tenham concluído o ensino médio, democratizando o acesso à universidade pública, principalmente através do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).

Ela esclarece que a Constituição Federal cita como um dos objetivos centrais da República a redução das desigualdades sociais e regionais.

A vereadora ainda afirma que a educação é um direito de todos e dever do Estado e da família e será promovida e incentivada com colaboração da sociedade, visando o pleno desenvolvimento pessoal, preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o mercado de trabalho.

Irma ressalta que foram criados programas como o Prouni, além de cursinhos que visam facilitar o acesso à universidade e estimular o crescimento acadêmico das classes média e baixa no ensino superior, diminuindo a desigualdade no acesso destes estudantes do setor público.

Publicidade

Segundo ela, a proposta de criação desse curso pré-vestibular já foi discutida e é destinada aos alunos sem condições financeiras para pagar um pré-vestibular, sendo priorizados os mais carentes inscritos.

“Esse projeto vem oferecer de forma mais democrática e popular a superação das deficiências no aprendizado de determinadas matérias e preparar o candidato da rede pública à universidade pública na disputada concorrência, principalmente para os cursos mais valorizados no mercado profissional. Numa sociedade com tantas injustiças, talvez possamos minimizar uma delas com o programa Cursinho Social”, argumenta.

A vereadora Irma Rezende sugere que o cursinho seja iniciado no mês de maio e concluído na semana anterior ao Enem, podendo as aulas serem ministradas das 18h30min às 22h15min.

Publicidade
Compartilhe esta notícia:
Facebook Twitter Whatsapp