A prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria de Educação e em parceria com o CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), promoveu ontem segunda-feira (19) uma palestra com foco na primeira infância, ministrada pelo professor, pedagogo e pesquisador Paulo Fochi, de Porto Alegre (RS).
Participaram do evento, realizado em duas sessões no teatro Paulo Moura, cerca de 2 mil pessoas, entre educadores da rede municipal de ensino, representantes de organizações da sociedade civil (OSC) cadastradas no CMDCA, instituições que compõem o Sistema de Garantia de Direitos (SGD) e profissionais das secretarias de Assistência Social, Cultura, Esporte Mulher e Saúde. “Tivemos inclusive a participação das mães sociais e auxiliares do nosso município”, afirma a assistente social Camila Sparvoli, presidente do CMDCA. “Nós, que lutamos pelos direito da criança e do adolescente em Rio Preto, acreditamos que eventos como esse são fundamentais para os profissionais que trabalham com esses jovens”, completa. Entre os integrantes do SGD estão conselheiros tutelares, defensoria pública e técnicos do Judiciário.
A realização da palestra foi possibilitada por meio de recurso provenientes da campanha DestinAção Solidária, no qual pessoas físicas e jurídicas podem fazer destinação de parte do seu Imposto de Renda para o Fundo Municipal de Direitos das Crianças e Adolescentes (FMDCA) e para o Fundo Municipal de Direitos dos Idosos (CMDI).
A palestra teve como tema “A Criança, O Currículo, Os Campos de Experiência”. Paulo Fochi explica que o objetivo do debate é construir com o público uma visão integrada da criança. “Embora o foco seja a educação, há a participação de diversos setores, que também precisam olhar de forma integrada para essas crianças. Também falamos sobre o grande tema da Base Nacional Comum Curricular e algumas questões propostas por este documento”, diz.
A coordenadora pedagógica Aleilis Nunes De Almeida, da escola municipal Lourival Pires Fraga, participou do evento pela manhã. “A ponte entre teoria e prática construída hoje provocou inquietações e reflexões referentes a causar mudanças nas posturas cotidianas dentro da escola, em especial na valorização da humanidade do ser criança, o valor social que eles já têm desde bebês”, afirma.
A professora Tainan Stefanie Leonel, da escola municipal Professora Neide Egéa Laguna, diz que a formação por meio de palestras enriquece a prática na sala de aula: “A palestra de hoje nos desperta, nos faz refletir sobre nossa prática, na relação com nossas crianças, se de fato nós professores estamos garantindo seus direitos como sujeitos.”