07 de Maio, 2025 15h05mBenefício

MPMG investiga retenção indevida de benefícios previdenciários em instituições de longa permanência para idosos

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) instaurou um inquérito para apurar se Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), públicas ou filantrópicas, estão retendo de forma irregular parte dos benefícios previdenciários de acolhidos em

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) instaurou um inquérito para apurar se Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), públicas ou filantrópicas, estão retendo de forma irregular parte dos benefícios previdenciários de acolhidos em Uberaba e municípios vizinhos.
A investigação busca assegurar o cumprimento do Estatuto da Pessoa Idosa, que prevê que qualquer participação no custeio das instituições deve ser regulada por normas claras e estar sujeita à fiscalização. A legislação permite a retenção de até 70% dos benefícios, mas somente quando respaldada por regras estabelecidas pelos Conselhos Municipais do Idoso e sem contrariar parcerias ou convênios com o poder público.
As instituições notificadas terão um prazo de 30 dias úteis para apresentar documentos como contratos, registros contábeis, planos de atendimento, além de dados sobre doações e verbas públicas recebidas. As prefeituras da região também foram orientadas a reforçar a fiscalização e garantir que as normativas locais estejam alinhadas com a proteção integral dos direitos dos idosos.
Reprodução: Rede Social

Publicidade

Notícias relacionadas

Prefeito de Fronteira avança em tratativas para atendimento de saúde em São José do Rio Preto

O prefeito de Fronteira, Sérgio Paulo Campos, o popular Sérgio Coxa, esta em São Paulo acompanhado do secretário municipal de Saúde, Daniel Fonseca, para uma reunião com o secretário estadual d

10 de Setembro, 2025

🚧 Bloqueio temporário em cruzamento de Conceição das Alagoas para renovação da sinalização

Os motoristas que circulam por Conceição das Alagoas devem redobrar a atenção nos próximos dias.

09 de Setembro, 2025

Daniel Fonseca esteve em Brasília em tratativas para liberar a subestação de energia e conquista R$1 milhão com senador

O secretário de Saúde de Fronteira, Daniel Fonseca, esteve em Brasília nesta semana em agenda com parlamentares para apresentar as principais demandas do município.

08 de Setembro, 2025